Profissões que poderão sumir com a chegada da tecnologia

Categoria: Novidades

Profissões-que-poderão-sumir

A tecnologia vem ajudando e alterando a forma de viver das pessoas das mais diferentes idades. Essas mudanças aparecem também na hora de trabalhar, quando muitas tarefas que antes eram feitas e forma manual, passam a ser desempenhadas por software, robôs, entre outros.

Com isso, algumas profissões tendem a desaparecer, ou seja, os profissionais do setor terão que se renovar e se adaptar às novas realidades, para permanecer no mercado de trabalho.

Conheça algumas profissões que tendem a desaparecer no futuro.

Engenheiro de software

Aos poucos, a programação está avançando tanto que já existem software capaz de gerar outro software. Com isso, há uma tendência de que a demanda de engenheiros de software venha a diminuir. Por outro lado, será preciso contar com analistas de negócio que modelem a programação robotizada.

Contadores e auditores

Os processos são digitalizados e o uso de blockchain, que vem crescendo a cada dia, acabam diminuindo a necessidade do trabalho dos contadores. Por isso, essa profissão tende a diminuir e até desaparecer no futuro.

Muitas das tarefas que esse profissional faz pode ser automatizada e as operações em Blockchain garantirão as seguranças das transações, já que tudo será público e, tecnicamente, não terá como ser fraudado.

Recrutador (RH)

Provavelmente, a forma de escolher qual funcionário irá contratar também vai mudar. Se hoje o processo é manual e feito por pessoas, brevemente os algoritmos de inteligência artificial farão isso com mais facilidade e eficácia.

Além do filtro, que já é algo usado hoje em dia, os algoritmos de inteligência conseguem avaliar imagens, vídeos, posts e e-mails, automatizando todo o processo seletivo.

Assistente jurídico

A análise de processos e termos jurídicos já consegue ser feita por soluções que utilizam inteligência artificial. Por isso, os assistentes jurídicos, que têm um trabalho mais repetitivo, principalmente quando estão no começo da carreira, tendem a desaparecer ao serem substituídos pela inteligência artificial.

Do outro lado, advogados preparados para interpretar e deduzir algo de forma subjetiva, tendem a ser cada dia mais procurados.

Jornalistas

Se o seu setor de comunicação ainda conta com a presença de jornalistas, que redigem relatórios e os divulgam, também não vá precisar mais futuramente. Isso porque já existem softwares inteligentes que fazem esse trabalho. Pode ser que futuramente as indústrias e grandes empresas não mais precisem dessas profissionais.

Claro que a tecnologia não assumirá o comando de tudo, mas certamente já está impactando a forma como você trabalha.

Provavelmente, na década de 70 a sua empresa nem imaginava que teria acesso a software que compilasse todos os dados de produção, RH, estoque, entre outros, em um só local e fornecesse as informações em tempos reais. Hoje, qualquer software de gestão mediano faz isso. A adaptação a essas mudanças, acabam acontecendo naturalmente. A sua indústria só não pode deixar de aceitá-las e aderi-las.

FAÇA UMA PERGUNTA!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>