Saúde do trabalhador – Estrados, Tapetes e Isolantes de Borracha

A saúde do trabalhador deve consistir em sua segurança, que se dá através de boas condições de trabalho, que não o exponham ao perigo. Visando isso, alguns instrumentos e equipamentos de segurança devem ser usados, para evitar problemas para com a saúde daquele que trabalha. Entre estes itens, podemos destacar o uso de estrados, tapetes antifadiga e os isolantes de borracha. Conheça mais sobre esses itens de segurança abaixo.

Estrados

Os estrados são pequenos pisos revestidos que podem ser colocados sobre pisos já existentes ou ainda sobre estruturas pelas quais o trabalhador vá passar ou ter contato. Seu material principal é a borracha e sua montagem é feita com a colocação de peças lado a lado, como em um quebra-cabeças. Eles servem para evitar eventuais problemas, como escorregões ou, até mesmo, na má estruturação da calçada, causando um leve atrito.

 Tapetes antifadiga

Também conhecidos como tapetes anti-stress, o tapete antifadiga é o que há de mais inovador e eficiente, para aqueles que trabalham muitas horas em pé, por exemplo. Esta atitude pode levar o trabalhador a sentir dores nas costas, nas pernas, desconfortos nos joelhos e em todas as articulações que são usadas em sua movimentação ou mesmo, permanência no local. Esse tapete possui uma estrutura que ativa a circulação das pernas, formando, também, uma barreira entre o piso e os pés dos trabalhadores, fornecendo assim, um solo firme, mas ao mesmo tempo macio e confortável, para circulação.

 Isolantes de borracha

Os isolantes de borracha são os responsáveis por, literalmente, isolarem as ações da eletricidade, sobre o corpo humano. Eles impedem que a corrente elétrica chegue até o corpo, que é, também, um condutor de eletricidade. Estes isolantes podem ser encontrados em equipamentos de segurança, como luvas ou, até mesmo, os tapetes. Estes tapetes têm, em sua estrutura, espessuras diferentes, para isolar determinados valores de volts. As medidas possuem padrões e estes devem ser adotados pela empresa, de acordo com o local de risco. Caso estas empresas não sigam as normas, ela poderá sofrer com multas, por colocar o funcionário em risco.

FAÇA UMA PERGUNTA!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>