Segurança no ambiente de trabalho

As normas regulamentadoras fazem parte da Consolidação das Leis do Trabalho, e foram aprovadas pela Portaria 3.214 de 1978, sendo o principal compêndio de regulamentações da segurança no trabalho, no Brasil. As NR tratam da segurança e medicina no trabalho, de forma bastante ampla. A NR 5, por exemplo, trata das CIPAS e das SIPATS (comissão interna de prevenção de acidentes, semana interna de prevenção de acidentes no trabalho e saúde). A NR 6, por outro lado, trata dos equipamentos de proteção individuais, como botas, capacetes, luvas, etc.

Toda empresa é obrigada, por lei, a criar condições seguras para seus trabalhadores, além de orientá-los no sentido de trabalhar de forma segura. Devem ter uma CIPA, ou comissão interna de segurança do trabalho, organizada e funcionando de acordo com as instruções da NR 5. Devem mapear os riscos oferecidos pelo funcionamento da empresa e ter sinalizações claras, para evitar acidentes. Cada atividade tem normas específicas, dependendo do tipo de risco. Profissionais como engenheiros do trabalho, médico do trabalho e técnicos em segurança do trabalho são obrigatórios, dependendo do tipo de atividade e do número de trabalhadores.                                                                                                                                    

As medidas preventivas contra acidentes envolvem o uso obrigatório de equipamentos de proteção individual. No caso de piso escorregadio, por exemplo, os trabalhadores devem estar protegidos por tapetes ou estrados antiderrapantes, desenvolvidos com o u sem furos e especiais para áreas úmidas, molhadas ou oleosas, que, como os distribuídos pela Instrutoy Pisos, são fabricados a partir de borracha natural. A empresa é obrigada a comprar e distribuir o equipamento, para todos os funcionários que, por sua vez, são obrigados a usá-los.

 Além disso, as instalações da empresa devem ser projetadas de modo que os riscos sejam reduzidos ou totalmente eliminados. Em muitos casos, soluções simples como a instalação de pisos antiderrapante pode reduzir consideravelmente a possibilidade de um trabalhador escorregar, cair e se acidentar. Existem muitos tipos de piso antiderrapante. Um dos mais usados atualmente é o piso emborrachado, que além de não escorregar, é isolante térmico, isolante elétrico e isolante acústico.

FAÇA UMA PERGUNTA!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>