Como são produzidos os tapetes de borracha

1
Comentário

Estrados tapetes de borracha Instrutoy Pisos

Anualmente, o Brasil produz cerca de 35 milhões de pneus, destinando quase um terço dessa quantia para a exportação. Mesmo com esse grande número de recauchutagens, boa parte desses pneus acaba sendo esquecidos em lixões, córregos ou em beira de estradas.

 Ao invés de apelar para soluções erradas e totalmente prejudiciais ao meio ambiente, como queimar os pneus ou jogá-los em lotes vagos, que provoquem impactos ambientais significativos, a solução mais simples e barata é dar outro destino ao material, através da sua reciclagem, transformando-o em produtos novos e prontos para uso, sem agredir a natureza.

A partir desse princípio, temos orgulho em dizer que a grande maioria dos estrados e tapetes de borracha oferecidos pela Instrutoy Pisos é produzida a partir da borracha reciclada, oriunda de pneus descartados. Com isso, conseguimos retirar milhões de pneus para o processo de reciclagem. Pneus que, de outra forma, estariam trazendo sérios danos ao meio ambiente e à saúde pública.

Para que esses pneus sejam transformados em tapetes antiderrapantes e estrados de borracha robusto e ergonômicos, um longo processo é conduzido.

Os pneus são lavados com preparo biodegradável, a base de água, e depois são conduzidos até o retalhador, onde serão reduzidos a pedaços que depois serão retalhados novamente, até ficarem com a consistência de pequenos grânulos. Todo o metal contido no material é separado magneticamente da borracha e suas peças são recicladas em outro lugar. Embora os pneus possam conter outros componentes, como a fibra de vidro e o nylon, estes também são separados da borracha, no processo de reciclagem. Uma peneira é usada para retirar os detritos indesejados.

As partículas conseguidas a partir da trituração do pneu, mesmo após dois processo de retalhação, ainda podem ficar grandes demais, o que justifica elas serem levadas para um tanque de suprimento, de um retalhador secundário, para serem ainda mais reduzidas. Essa ação de moagem das partículas produzirá algo como um pó de borracha. O “pó de borracha” é espalhado em grandes moldes e depois são colocados em recipientes de carregamento da prensa, que darão forma ao tapete.

Depois de moldado e cozido a temperatura ideal, o capacho é mandado para o resfriamento, onde são esfriados por jatos d’água por vários minutos e, após secado, o tapete é cortado em três partes e o excesso de borracha é retirado, num processo chamado entalhamento.

Comentários

1 Comentário

  1. walter disse:

    colocar no piso de academia

FAÇA UMA PERGUNTA!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>