Investir na segurança do funcionário é um exercício de visão!

Categoria: Segurança

Investir na segurança do funcionário é um exercício de visão!Durante muito tempo, a atividade laboral foi cercada de riscos, de falta de prevenção e de acidentes que poderiam ser evitados. Com uma legislação que cada vez mais fica rigorosa e que cobra muito mais do empregador, para que este garanta a integridade física de seu funcionário, muitas adaptações tiveram de ser feitas em praticamente todas as empresas e comércios. Porém, mesmo com melhoras visíveis, ainda existe certa resistência de alguns empresários em investir na segurança de seus colaboradores. Na verdade, esta resistência mostra uma falta de visão empreendedora, já que um funcionário que trabalha em condições de trabalho ideais, onde sua integridade física não é ameaçada, se torna muito mais produtivo e traz melhores retornos a empresa.

Muitas pessoas acreditam que apenas quem executa atividades que envolvam riscos, como empresas que lidam com materiais perigosos, como produtos químicos, cortantes ou com riscos de calor e frio excessivo, são as que precisam de segurança no trabalho. Na verdade, graças a esta mentalidade é que muitos acidentes, que seriam totalmente evitáveis, acontecem. Nos empregos onde muitos acreditam não haver riscos, certos acidentes são bastante comuns.

Isso sem falarmos na questão das lesões ou problemas articulares e musculares que o uso prolongado de certas posições pode causar aos funcionários, ao longo prazo. Desta forma, é muito importante que aspectos como ambiente em geral, iluminação, piso e estações de trabalho sejam adequadas para a atividade em questão. Dentre estes listados, um deles é facilmente esquecido, mas mesmo assim tem uma importância fundamental na segurança dos trabalhadores. Estou falando do piso, que muitas vezes não oferece nem a segurança e nem o conforto que o funcionário precisa para que consiga exercer seu trabalho com total disposição.

O piso representa uma grande porcentagem dos problemas ocasionados no trabalho, no que se refere ao conforto e a segurança. Para se ter uma ideia, uma pessoa que realize muitos deslocamentos em sua atividade, pode ter problemas com quedas, com falta de amortecimento, graças a um piso inadequado, sem mencionar os riscos de propagação de chama e de eletricidade que um piso inadequado pode trazer.

Um empregador consciente investe em seu maior capital, seus colaboradores. Assim, ele oferece toda a segurança e conforto. Continuando a falar do exemplo do piso, que é facilmente esquecido pela grande maioria, tapetes emborrachados, antiestáticos, por exemplo, ajudam na prevenção de quedas. Além disso, existem também tapetes emborrachados que evitam a propagação de chamas ou de correntes elétricas, garantindo a segurança de seus funcionários em situações de incêndio ou problemas elétricos. Desta forma, é possível afirmar que investir num piso que assegure a integridade física dos colaboradores, se trata de um investimento que trará como retorno a satisfação deles e, consequentemente, uma maior produtividade.

Empresário de visão sabe que investir para que seu funcionário possa dar o seu melhor é investir na melhora do negócio. Funcionário seguro e confortável rende mais e trabalha mais motivado. Muitas vezes o problema pode ser um piso inadequado ou falta de iluminação, que, com pequenos ajustes, podem ser facilmente melhorados. Investir na segurança do funcionário é até mais do que apenas uma prova de humanidade, é um exercício de visão estratégica.

 

FAÇA UMA PERGUNTA!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>